Webdocs vencem prêmio Vladimir Herzog

 

O webdocumentário Rio de Janeiro – Autorretrato, dirigido por Marcelo Bauer,  venceu no ano de 2011 o 33º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, categoria internet. O Web doc retrata o trabalho de fotógrafos moradores do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. A lista de Vencedores  foi divulgada pelo Instituto Vladimir Herzog.

Este é o segundo ano que um webdocumentário de Bauer é reconhecido pelo mesmo prêmio. Em 2010, o webdocumentário Filhos do Tremor – Crianças e seus Direitos em um Haiti Devastado foi contemplado com a menção honrosa na categoria Internet.

premiovladimirherzog3
Foto: Divulgação

A criação deste  prêmio tem como  objetivo  estimular jornalistas e artistas  tratarem do tema da Anistia e dos Direitos Humanos. Foi uma das resoluções aprovadas no Congresso Brasileiro de Anistia realizado em Belo Horizonte, em 1978, articulado e promovido pelo CBA – Comitê Brasileiro de Anistia. Foi de Perseu Abramo, na época diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e representante da entidade no Congresso, a ideia de dar o nome de Vladimir Herzog ao prêmio que ali surgia.

Fontes: Cross Content e Prêmio Vladmir Herzog

Charles Campos

 

 

 

Espaço reservado para sua opinião